Uma nova era de autocuidado

O movimento da Beleza Limpa, também conhecido como Clean Beauty, vem ganhando espaço e se tornando um conceito cada vez mais popular. Este movimento se destaca por priorizar ingredientes naturais e seguros, repensando o uso de substâncias tóxicas para a saúde humana e o meio ambiente, além de adotar práticas e ingredientes mais sustentáveis na indústria cosmética.

Consumidores e marcas estão mais atentos aos tipos de substâncias que estão dentro de cada produto

A realidade é que muitos cosméticos convencionais, encontrados nas prateleiras de supermercados e farmácias e usados no nosso dia a dia, podem ser prejudiciais, ao invés de benéficos, para a saúde do corpo. Substâncias sintéticas como parabenos, sulfatos, derivados do petróleo, ftalatos, liberadores de formol, triclosan, BHT, oxibenzona, fragrâncias artificiais, silicone, alumínio e chumbo são consideradas tóxicas e podem causar irritações, alergias e até mesmo alterar nosso metabolismo.

Essas substâncias estão sendo estudadas e muitas delas têm sido associadas a efeitos nocivos. Ainda não se sabe exatamente o impacto que o uso desses compostos e as interações entre eles podem ter no organismo a curto e longo prazo. Doenças anteriormente consideradas idiopáticas, sem causas identificadas, hoje estão sendo associadas às consequências causadas por agentes químicos externos, encontrados na poluição do ar e das águas, em vegetais tratados com agrotóxicos, em carnes com aditivos, em produtos de limpeza e também em cosméticos. Esses compostos entram em contato conosco diariamente, por diversas vias, fazendo-nos refletir sobre os efeitos dessas substâncias ao longo dos anos para a nossa saúde.

Os principais efeitos colaterais estudados são os efeitos a longo prazo. Sabe-se que muitas substâncias presentes em cosméticos são absorvidas pela nossa pele e alcançam nossa corrente sanguínea, podendo até mesmo simular hormônios naturais do nosso corpo, remodulando nosso sistema hormonal. Estamos falando dos disruptores endócrinos, como os conhecidos parabenos, que podem alterar a ação de certos hormônios, prejudicando seu transporte ou competindo com eles no nosso organismo.

Disruptores endócrinos

Para a saúde humana, essas substâncias começaram a ser relacionadas com casos de infertilidade, obesidade, puberdade precoce, autismo, diabetes, infarto, câncer, entre outros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou sobre os riscos de desenvolvimento de diversas doenças autoimunes, cardiopulmonares, neurológicas, reprodutivas e endócrinas devido à exposição aos disruptores endócrinos ao longo do tempo.

Microplásticos

O impacto ambiental também é significativo. Substâncias como os microplásticos, presentes em esfoliantes e produtos de higiene pessoal de uso diário, como creme dental e sabonetes, se acumulam no meio ambiente, sendo os principais contaminantes dos oceanos, além de se acumularem no nosso organismo.

Beleza limpa se tornou necessidade

A necessidade de optar por produtos de Beleza Limpa é evidente. Alguns ingredientes considerados suspeitos ainda são permitidos por agências de regulação sanitária. Estamos expostos a essas substâncias diariamente, tanto em cosméticos quanto na poluição e em agentes químicos presentes nos alimentos. A boa notícia é que podemos escolher produtos de limpeza e higiene pessoal menos nocivos à nossa saúde e ao meio ambiente. Os produtos limpos, formulados com ativos naturais, são benéficos para diversas necessidades da pele, trazendo resultados mais eficazes quando incluídos na rotina de cuidados.

A nova realidade da indústria é a utilização de matérias-primas naturais, orgânicas e sustentáveis, com um mínimo de ingredientes sintéticos seguros, como bases e conservantes. Isso tornou possível desenvolver formulações naturais dermatologicamente eficientes, seguras e livres de contaminações. Produtos limpos, sustentáveis e com propósito estão se tornando cada vez mais comuns no mercado.

Cada escolha conta.

Em um mundo ideal, não seria necessário preocupar-se com a segurança dos produtos que usamos, mas essa é a realidade. Por isso, é crucial entender os rótulos, pesquisar o histórico das marcas e optar por produtos livres de ingredientes tóxicos, com ativos seguros e preferencialmente naturais. Compreender a necessidade de mudança e buscar uma forma de consumo consciente, que respeite a saúde humana e a natureza, é hoje uma prioridade.

Boas-vindas a uma nova era de autocuidado.

***Este texto é uma contribuição exclusiva de Laísa Soneghet, a mente visionária por trás da Âmago Skincare. Com formação Biologia e Ecologia, Laísa é também uma especialista nas práticas ESG (Environmental, Social, and Governance), trazendo uma perspectiva única e profundamente comprometida com a sustentabilidade ao mundo da beleza.

Para descobrir mais sobre a Âmago e a sua jornada inspiradora continue navegando pelo site e mergulhe no universo onde a beleza natural e a responsabilidade ambiental se entrelaçam.

Clique aqui e saiba mais Sobre a Âmago.
Clique aqui e conheça todas as Fórmulas essencias para sua nova rotina de autocuidado.